O Empreendedorismo na escola


Empreendedorismo : que negócio é este?

"O tema , tão relacionado ao campo da administração, está cada vez mais presente nas escolas. Natural. Desde a Educação Infantil, os alunos aprendem a ter autonomia e iniciativa, qualidades indispensáveis aos bons profissionais"

Empreendedorismo é uma expressão que vem do mundo dos negócios.O termo, porém, tem tudo a ver com a Educação. Afinal, um dos objetivos da escola, desde a Educação Infantil, é formar alunos autônomos - é nesta fase que as crianças aprendem a ir ao banheiro sozinhas!

Cabe aos professores desenvolver nos alunos um conjunto de competências que os tornam capazes de tomar decisões, traçar planos e organizar os recursos necessários para chegar ao sucesso. Hoje, muitas escolas estão dando a essa prática um novo sentido, mais voltado ao competitivo mundo do trabalho.

A iniciativa tem tudo para dar certo. Muitas das habilidades que os estudantes desenvolvem ao longo da escolaridade são ex de um empreendedor ou de um profissional competente.

Eles precisam saber superar obstáculos, ter iniciativa, assumir desafios, exigir qualidade planejar e estabelecer metas. Alunos que têm noções de empreendedorismo aprendem conceitos e conhecimentos que fazem parte do currículo e que mais tarde vão ajudá- los a entrar no mercado de trabalho sem depender das vagas de emprego, cada vez mais escassas.

"Bons profissionais e lideres empresariais ou comunitários devem saber calcular riscos e enfrentar frustrações, além de ter autonomia para traçar metas" afirma Augusto de Franco.

Dolabela vê no tema a oportunidade para os jovens começarem a perceber a responsabilidade que têm na construção do próprio destino. Para ele , empreender significa acreditar que pessoas e comunidade são capazes de se desenvolver pela cooperação.

"Alunos criativos ou persistentes costumam ser rotulados de indisciplinados, mas essas são as características de empreendedores em potencial" explica Mara Sampaio (Sebrae/SP)

O empreendedorismo pode ser incorporado as demais disciplinas, com o próprio corpo docente se encarregando dos conteúdos. Antes , os professores buscam capacitação.

Uma pergunta feita aos alunos de uma 5ª série pelo professor :

- Qual é o sonho de Vocês?

Um garoto respondeu :

Quero trabalhar no Tráfico pra conseguir dinheiro para ajudar minha família.

Os professores perceberam que a vontade do garoto era somente ter condições de sustentar a família., e o tráfico era somente a única opção até então para o garoto.

Os professores verificaram , que ensinar empreendedorismo era o caminho para que aquele estudante e todos os outros pudessem atingir seus objetivos , por outros caminhos , que não fossem o do crime."

Muitas vezes brincando desde cedo ,já podem ir direcionando novas perspectivas ,desde educação infantil. O trabalho do Super- Mercado, um projeto transdisciplinar ,que além de interdisciplinar os conhecimentos,pode envolver as famílias, a Educação Financeira e ajudando os pais & escola quanto ao limite.


Um negócio para cada idade
Montar uma empresa talvez seja uma tarefa que assuste os alunos do Ensino Fundamental. 

Mas abrir uma loja de balas pode ser uma diversão! Há sugestões de negócio para cada série trabalhar conceitos de empreendedorismo - que aparecerão em maior ou menor grau dependendo da maturidade da turma - enquanto desenvolve habilidades e conteúdos presentes no currículo.

"As escolas que vem adotando o empreendedorismo aos seus projetos ou já adotam aos currículos da escola. Ao final da 8ª série, apresentam o empreendedorismo enquanto conclusão do curso ,como se fosse uma pequena auditoria."É um projeto interdisciplinar, em que a correção dos textos é feita pelos professores de Língua Portuguesa ,os gráficos são analisados pelos professores de matemática; unindo diversas áreas do saber e conceitos vindos do mundo dos negócios, ampliando as habilidades dos alunos e mostrando novas opções para seu futuro.""

Num Projeto Coletivo, Transdisciplinar, escola & família o tema empreendedorismo vira uma festa. Pode seguir o mesmo esquema da disciplina participativa ,e vai abrir um leque de possibilidades para pequena empresas e grandes negócios: COOPERAÇÃO, AUTONOMIA, INTERAÇÃO, AUTODISCIPLINA, AUTO AJUDA, SUSTENTABILIDADE.

NUMA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA , ONDE A ESCOLA SE TRANSFORMA NUM ESPAÇO DO JOGO PARA SER DIVERTIDA E SAUDÁVEL DE VIVER ,E TER SENTIDO!!!!


Fonte: http://amagiadeeducar.spaceblog.com.br/563078/Empreendedorismo-na-escola-BOAS-IDEIAS-MOTIVAM/