Dicas para realizar uma boa apresentação de trabalhos com slides


Não adianta tentar escapar: todos nós, uma hora ou outra, temos que fazer alguma apresentação, seja na escola, na faculdade ou no trabalho. O que mais me surpreende é a quantidade de pessoas que simplesmente não sabem como fazer uma boa apresentação de slides para trabalhos, tanto profissionalmente quanto no meio acadêmico. Através deste post, quero deixar registrados algumas dicas do que aprendi com o tempo e do que me ensinaram para fazer uma boa apresentação.

1. Evite muito texto nos slides.
Lembre-se: os slides existem como um roteiro para guiar a tua apresentação, não para apresentar todo o conteúdo. Prefira uma estrutura em tópicos, colocando no máximo 2 linhas (e estou sendo muito generoso) para cada tópico. Caso o tópico tenha mais que 2 linhas considere quebrar o tópico ou resumir em palavras que sejam fáceis para lembrar do assunto do tópico como um todo.

Muito texto nos slides podem levar ao teu público a fazer duas coisas: pensar que tu não sabe/entende do que tu estás falando e desviar a atenção do que tu estiver falando para ler os slides. Isso nos leva ao segundo ponto.

2. Procure manter a atenção das pessoas focadas no que tu estiver falando.
Isso é obtido através do primeiro item. Tendo pouco texto nos slides, o público levará menos tempo para lê-lo e terá tempo de voltar a atenção ao que tu estiver falando.

Procure manter um discurso fluente e claro, que todos possam entender o assunto que está sendo tratado. Isso ajuda muito em manter a atenção do público.

3. É terminantemente proibido ler (em voz alta) os slides.
Ainda ligado com o primeiro item, ficar lendo os slides torna a apresentação sem sentido e, como um todo, aborrecedora. Pode deixar a impressão que tu, ao criar a apresentação, não deu a mínima atenção para o que estava escrito e/ou não entendeu o assunto.

4. Também é proibido ler papéis.
Pelos mesmos motivos do item 3, evite levar e ler papéis com o texto da apresentação para o momento de apresentar o assunto. Nesse caso, pode ser feita uma exceção quando é extremamente necessária uma citação de um documento (tipo uma carta, um jornal, etc.) que pode provar algo que tu estejas apresentando. Mas este tipo de situação dificilmente irá ocorrer e sempre será melhor se tu não tiver que ler algum papel durante a apresentação.

5. Cuide de sua aparência.
Cuide sempre para que tua aparência esteja de acordo com a ocasião da apresentação. Uma aparência que possa parecer fora de contexto pode levar o público a não levar a sério a apresentação.

6. Para os mais retraídos: tenha sempre algo pequeno para segurar nas mãos.
Um lápis, uma caneta, um clips. Qualquer coisa que, num momento de tensão, tu possas utilizar para “descarregar” o nervosismo. Nestes momentos, segure com força o objeto respire fundo e resolva da melhor maneira o conflito, seja dando uma boa resposta a um questionamento ou uma crítica. Acreditem em mim: funciona. Sou prova viva disto.

7. Permita-se momentos de descontração.
Moderação neste item! Sempre cuide do contexto e se o humor será apropriado ao momento. Procure não ofender ninguém! Mas um pouco de descontração é bom até mesmo para tu, que irás apresentar, dar uma relaxada e não ficar muito nervoso. Sempre cuide para não perder o foco dos objetivos e da seriedade que é implícita a apresentação! Como no item anterior, sou prova viva de que isto funciona.

Bom, eram estas minhas dicas. Quem quiser, contribua nos comentários com mais algum ponto que seja importante.

Fonte: http://bgarber.notapipe.org/blog/2010/05/dicas-para-realizar-uma-boa-apresentacao-de-trabalhos-com-slides/