Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência


O livro Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência, de Lemov nasceu de uma inquietude dos tempos em que trabalha­va como consultor e era chamado por diretores aflitos com a qualidade ruim de suas escolas. Por que alguns professo­res conseguiam ensinar tão mais que ou­tros a alunos de mesma condição social? O primeiro passo para responder a essa pergunta foi identificar os professores de sucesso.

Para rastreá-los, Lemov cruzou as notas de alunos em avaliações nacionais com o índice de pobreza e violência das comunidades em torno das escolas. Fez isso classe por classe, até localizar as maiores notas entre aqueles que todos acreditavam que fracassariam.

Esses são os professores campeões, afirma. São o equivalente do técnico de futebol que seguidas vezes pega um time no intervalo perdendo de 4 a 0 e empata o jogo. Durante cinco anos, Lemov gravou suas aulas e os entrevistou. O livro é um apanhado de suas técnicas.

O livro foi adaptado a realidade das escolas brasileiras e traduzido pela Fundação Lemann. Embora universais, as técnicas de Lemov foram compiladas partindo da premissa de que todos os professores têm um domínio completo do conteúdo, contam com um currículo claro, detalhado e rigoroso e utilizam o planejamento de maneira sistemática em seu trabalho pedagógico.


PARTE 1 - CRIAR ALTAS EXPECTATIVAS ACADÊMICAS

TÉCNICA 1 - SEM ESCAPATÓRIA
Ideia-chave: Uma sequencia que começa com um aluno incapaz de responder a uma pergunta deve terminar sempre que possível, com esse aluno respondendo a pergunta. Crie passos para auxiliar esse aluno chegar sozinho a resposta correta. Não o deixe simplesmente sem responder.

TÉCNICA 2 - CERTO É CERTO
Ideia-chave: Estabeleça e exija um padrão de exatidão na sua aula. Qualquer tipo de resposta ou forma como ela é respondida não deve ser aceito. Estabeleça padrões de qualidade para uma resposta correta. Somente desta forma seus alunos serão desafiados a produzir e apresentar qualidade.

TÉCNICA 3 - PUXE MAIS
Ideia-chave: A sequência do aprendizado não acaba com a resposta certa; premie respostas certas com mais perguntas, que estendem o conhecimento e testam a confiabilidade das respostas. Esta técnica é especialmente importante para trabalhar com alunos que têm ritmos diferentes de aprendizagem.

TÉCNICA 4 - BOA EXPRESSÃO
Ideia-chave: Não é só o que os alunos dizem que conta, mas como eles comunicam o que sabem. Para ter sucesso, os alunos devem expressar seus conhecimentos na linguagem correta de acordo com a situação apresentada. Para serem bem sucedidos os alunos precisam expressar seus conhecimentos da maneira clara e eficiente. A sentença completa e correta é a arma que abre a porta para a aprendizagem efetiva.

TÉCNICA 5 - SEM DESCULPAS
Ideia-chave: Não baixar as expectativas de aprendizagem dos alunos ao pedirmos desculpas por certos conteúdos. Ex: pedir desculpas pela conteúdo ser “chato”, ou dizer que “temos que aprender tal conteúdo” devido a elementos externos ou tornar o material “acessível” demais aos alunos.


PARTE 2 - PLANEJAR PARA GARANTIR UM BOM DESEMPENHO ACADÊMICO

TÉCNICA 6 - COMECE PELO FIM
Ideia-chave: Planeje exatamente onde quer chegar de aula em aula e procure revisar tudo o que você acha que a turma ainda não aprendeu da aula do dia anterior. Desta forma refinando e aperfeiçoando os objetivos, mas não esqueça de sempre avaliar o aprendizado de cada aula de alguma forma.

TÉCNICA 7 - QUATRO CRITÉRIOS
Ideia-chave: Um grande objetivo de aula (portanto grandes aulas) deve ter quatro critérios muito importantes como base: ser viável, ser mensurável, ser definidor e ser prioritário na marcha para o aprendizado efetivo do conteúdo. É possível de fazer? Posso medir o aprendizado dos alunos? Irei guiar minha atividade através dele? Será importante para o aprendizado do conteúdo?

TÉCNICA 8 - DEIXE CLARO
Ideia-chave: Escreva no quadro seus objetivos de aula todos os dias, em linguagem simples de forma que qualquer um (alunos, professores e coordenação) que entre consiga identificar seu propósito para aquela aula. Desta forma você poderá ter um feedback mais prático de sua aula.

TÉCNICA 9 - O CAMINHO MAIS CURTO
Ideia-chave: Se você não consegue se decidir com qual tipo de atividade que irá melhor atingir seus objetivos, fique sempre com a mais simples. Não precisa ser todas as aulas o tempo todo, mas procure ser prático que obtenha melhores resultados de uma forma confiável.

TÉCNICA 10 - PLANEJE EM DOBRO
Ideia-chave: Planejar o que seus alunos irão estudar ou produzir em cada etapa da aula, passo a passo é tão importante quanto planejar o que você irá fazer passo a passo, dizer ou explicar. Os papéis dos alunos devem ser bem claro para que não eles não se percam ou saiam da direção a ser alcançada.

TÉCNICA 11 - FAÇA O MAPA
Ideia-chave: Tenha o controle do ambiente físico de sua sala. Esqueça crenças ideológicas de como deve ser o formato ideal de uma sala de aula. Reorganize de acordo com seus objetivos baseando-se na interação necessária entre os alunos em sua aula e reflita sobre quando, como, o quê, quais tipos e de que outra maneira os alunos precisarão interagir de acordo com o objetivo.


PARTE 3 - ESTRUTURAR E DAR AULAS

TÉCNICA 12 - O GANCHO
Ideia-chave: use um curto momento introdutório no início de sua aula que capture tudo o que há de interessante e envolvente na matéria e coloca isso bem diante da classe – é uma maneira de inspirar e engajar os alunos e contextualizar o conteúdo. Ex. Comece com uma história, um desafio, ou apresente uma figura.

TÉCNICA 13 - DÊ NOME AS ETAPAS
Ideia-chave: Para andar devagar em direção ao domínio do conteúdo precisamos lembrar os alunos o tempo todo qual o próximo passo a ser seguido. Você poderá começar identificando as etapas e nomeando-as para que os alunos possam memoriza-las (e consequentemente segui-las) mais facilmente.

TÉCNICA 14 - QUADRO = PINCEL
Ideia-chave: Ensine os alunos a tomar nota corretamente e conservar um registro do próprio conhecimento. Dê como exemplo suas anotações no quadro e mostre para eles que você somente escreve os pontos importantes na explicação de um conteúdo. Peça para que eles façam o mesmo.

TÉCNICA 15 - CIRCULE
Ideia-chave: Proximidade. Chegar perto dos alunos para reforçar seu envolvimento na aula e também eliminar problemas disciplinares. Lembre-se de que isso deve ser constante para que apresente resultados. Principalmente nas áreas “problemáticas” da sala.

TÉCNICA 16 - DIVIDA EM PARTES
Ideia-chave: Utilize-a ao reconhecer uma resposta incorreta (ou chute) de uma pergunta, ou seja, como reação ao erro do aluno. Simplesmente repetir a pergunta não ajuda. Então divida o conteúdo original em uma série de conceitos menores e mais simples. Recomece reconstruindo e explicando por pequenas partes o conhecimento até alcançar a resposta correta.

TÉCNICA 17 - PROPORÇÃO
Ideia-chave: Uma aula competente não consiste no professor fazendo um bom exercício intelectual diante da classe. Coloque cada vez mais trabalho cognitivo na mão dos alunos à medida que eles vão ficando prontos e passando as etapas. Entenda que o trabalho cognitivo deve ser aplicado a um problema, focado, produtivo e proporcional aos seus níveis.

TÉCNICA 18 - ENTENDEU?
Ideia-chave: Colete dados constantes sobre o aprendizado de seus alunos e aja imediatamente a partir dos resultados da análise desses dados. Quanto mais curta a distância entre o reconhecimento de uma falha na compreensão do aluno e a intervenção para consertar o problema, mais provável será a eficiência da intervenção.

TÉCNICA 19 - MAIS UMA VEZ
Ideia-chave: Maximize o número de vezes que eles praticam qualquer tipo de exercício. Repetição de exercícios necessários são a chave para o domínio. Somente siga em frente quando seus alunos consigam fazer seus exercícios sozinhos. Não se esqueça dos exercícios extras para os mais “rapidinhos”.

TÉCNICA 20 - ARREMATE
Ideia-chave: Termine sua aula com uma única pergunta ou talvez uma curta sequencia de problemas para resolver ao final da aula. Assim você terá um expectativa produtiva sobre o trabalho completado pelos alunos até aquele ponto. Desta forma você terá dados para utilizar outras técnicas apresentadas. Ex: Entendeu? ou o Faça agora.

TÉCNICA 21 - TOME POSIÇÃO
Ideia-chave: Aumentar a participação dos alunos julgando as respostas dos seus colegas com sinais. Levantar-se se concorda, ou estalar os dedos uma ou duas vezes para concordar ou discordar podem fazer com que os alunos tenham que resolver os problemas para dar uma resposta com sentido. Faça perguntas adicionais para que os julgamentos não sejam superficiais.


PARTE 4 – MOTIVAR OS ALUNOS NAS SUAS AULAS

TÉCNICA 22 - DE SURPRESA
Ideia-chave: Garanta que em sua aula todos os alunos tenham a expectativas de ser chamados a participar da aula. Para isso convoque para responder a perguntas mesmo aqueles que não tenham levantado a mão. É fundamental checar o nível de conhecimento de qualquer aluno, em qualquer momento.

TÉCNICA 23 - TODOS JUNTOS
Ideia-chave: Use também a resposta em grupos: os alunos respondem em uníssono para construir uma cultura de engajamento energizante e positivo. Com esta técnica aplicada corretamente você poderá atingir três objetivos importantes: Revisão e reforço, animação e como medida disciplinar sem com que os alunos “percebam” que estão obedecendo ao professor.

TÉCNICA 24 - BATE-REBATE
Ideia-chave: Use-a como um jogo para rever informações importantes e habilidades fundamentais. O professor “lança” perguntas rapidamente para um grupo de alunos e eles respondem. Se responder corretamente o professor continua a fazer perguntas. Se incorretamente, o professor direciona a pergunta para outro aluno.

TÉCNICA 25 - TEMPO DE ESPERA
Ideia-chave: Esperar alguns segundos estratégicos quando você termina de fazer a pergunta antes de escolher um aluno para responder. Desta forma o professor irá estimular aqueles que não são os primeiros a se manifestar dando tempo para formularem a resposta ou solução de um problema.

TÉCNICA 26 - TODO MUNDO ESCREVE
Ideia-chave: Para evitar o silêncio depois de uma pergunta delicada ou problemática ou ao iniciar uma discussão ponha seus alunos na trilha do argumento rigoroso, dando a eles a oportunidade de pensar primeiro por escrito, antes de discutir. Como diz a autora Joan Didion, “escrevo para saber o que penso”.

TÉCNICA 27 - PLUMAS E PAETÊS
Ideia-chave: Toda aula precisa de um pouco de “plumas e paetês”. Momentos curtos como apresentar uma peça de teatro sobre uma história que a turma acabou de ler ou coroar o “rei da geografia” com perguntas sobre os estados do Nordeste. Se bem organizados, esses momentos são importantes para reforço de conteúdos e de objetivos de aprendizado.


PARTE 5 - CRIAR UMA FORTE CULTURA ESCOLAR

TÉCNICA 28 - ROTINA DE ENTRADA
Ideia-chave: A primeira rotina da cultura escolar refere-se como os alunos entram em sala de aula. Crie hábitos de eficiência de produtividade e bom estudo bem no começo da aula. Ex: Disponibilizar os materiais da aula em um espaço fixo; Os alunos devem saber onde sentar; Criar maneiras de entregar ou apresentar tarefas do dia sempre da mesma forma.

TÉCNICA 29 - FAÇA AGORA
Ideia-chave: Disponibilizar uma atividade breve esperando por eles nas carteiras ou no quadro antes que eles entrem na sala. Isso significa que os alunos já estarão estudando antes mesmo de você entrar em sala. Os alunos devem ser capazes de completar o exercício de 3 a 5 minutos por escrito devendo ser uma revisão da aula passada ou uma prévia da aula atual.

TÉCNICA 30 - BREVES TRANSIÇÕES
Ideia-chave: Criar rápidas rotinas de mudança, ou seja, breve transições que os alunos podem executar sem necessidade de muita explicação. Guardar materiais antes de uma prova ou reorganizar as carteiras de acordo com a necessidade da atividade. Crie rotinas para que isso crie interrupções e gere conflitos. O mais importante: poupe tempo. O tempo perdido com transições determina a qualidade de uma boa aula.

TÉCNICA 31 - CONTROLE DO MATERIAL
Ideia-chave: Demonstre a importância do que você ensina, preocupando-se com a construção de um sistema de armazenamento, organização e consulta daquilo que seus alunos aprenderam. Estabeleça formatos adequados para o caderno ou fichários de forma que seja mais prático e organizado possível para o aluno.

TÉCNICA 32 - POSSO
Ideia-chave: A sigla POSSO representa 5 comportamentos fundamentais dos alunos para maximizar sua capacidade de prestar atenção nas aulas. Utilize-a para lembra-los de: Perguntar e responder; O uvir; S entar direito; S inalizar com a cabeça; O lhar quem está falando.

TÉCNICA 33 - EM SUAS MARCAS
Ideia-chave: Todos os alunos devem iniciar a aula com livros e papéis sobre a carteira e caneta ou lápis na mão. Um técnico não começa um treino pedindo para que os jogadores calcem as chuteiras; todo mundo já aparece calçado! Mostre a eles como se preparar antes das aulas e espere que assim o façam todos os dias.

TÉCNICA 34 - COMUNICAÇÃO POR SINAIS
Ideia-chave: Ir ao banheiro ou apontar o lápis pode gerar maximização de perda de tempo por alguns, desconcentração a ponto de até acabar com uma aula. Portanto desenvolva um conjunto de sinais para necessidades comuns ou até criar regras para saídas das carteiras. “troque” ou “venda” saídas para o banheiro em determinados períodos da aula por tarefas ou exercícios feitos. Ex: Mão levantada com 2 dedos cruzados. Posso ir ao banheiro?

TÉCNICA 35 - VIVAS!
Ideia-chave: Elogiar publicamente um aluno que demonstra excelência ou exemplificam virtudes pode ser muito inspirador para que os alunos sejam melhores. Fazendo com que os elogios ocorram na hora certa esta técnica pode ser muito produtiva. Bater palmas ou fazer a ola! são as formas mais comuns.


PARTE 6 - ESTABELECER E MANTER ALTAS EXPECTATIVAS DE COMPORTAMENTO.

TÉCNICA 36 - PADRÃO 100%
Ideia-chave: Há apenas uma porcentagem aceitável de alunos que seguem uma instrução: 100%. Menos do que isso e a autoridade do professor fica sujeita a interpretação, circunstância e motivação. Não deixe os alunos pensarem se algo é pra fazer mesmo ou se estão a fim ou não de fazer algo naquele dia. Exigindo sempre o melhor você terá 100% como seu padrão inicial sempre em todos os quesitos.

TÉCNICA 37 - O QUE FAZER
Ideia-chave: Boa parte da desobediência dos alunos é causada por desconhecimento: os alunos entendem mal sua orientação, não sabem como segui-la ou tiveram um breve momento de distração. Comece dizendo o que fazer e não dizendo o que não fazer. Portanto deixe bem claro o que você pede ao aluno. Será que seus alunos sabem como se presta atenção ? Use orientações específicas, concretas, sequenciais e observáveis.

TÉCNICA 38 - VOZ DE COMANDO
Ideia-chave: Alguns professores entram na sala e imediatamente estão no comando. É difícil dizer porque alguns têm e outros não. São características únicas e intransferíveis. Não tem receita. Mas pode-se seguir alguns passos para chegar lá. São 5 os princípios de voz de comando: Economia de palavras; Só fale quando todos estiverem ouvindo; Não mude de assunto; Linguagem corporal; Poder silencioso.

TÉCNICA 39 - FAÇA DE NOVO
Ideia-chave: A melhor sanção é sempre fazer de novo e, desta vez, fazer certo, melhor ou perfeito. Somente a prática leva a perfeição, certo? O objetivo é sempre a excelência, mesmo nas pequenas coisas, mesmo na hora de fazer uma fila. Reforce e corrija o erro sempre na mesma hora, pois somente assim você conseguirá corrigi-lo de uma forma eficaz. Peça para refazer algo sempre que você achou que não atingiu o nível esperado.

TÉCNICA 40 - CAPRICHE NOS DETALHES
Ideia-chave: Para atingir os melhores padrões, você tem que criar uma percepção de ordem. Livre-se da bagunça, mantenha as fileiras de carteiras em ordem, assegure-se que não tem ninguém vestido de maneira imprópria. Respeitando essas regras, ficará mais fácil para respeitarem questões mais sérias posteriormente.

TÉCNICA 41 - UMBRAL
Ideia-chave: O momento mais importantes para estabelecer expectativas na sua sala de aula é quando os alunos cruzam o umbral da porta. É ali que você precisa lembra-los da expectativas e momento crucial para estabelecer um bom relacionamento, marcar o tom e reforçar passos da rotina. Saudando seus alunos na entrada será a oportunidade de lembrá-los onde estão e com quem estão. (Lembrando que eles sabem que você sempre esperará pelo melhor deles, não é?)

TÉCNICA 42 - SEM AVISO
Ideia-chave: A chave para manter o controle e ser respeitado pelos alunos é usar intervenções menores e pequenas consequências, que podem ser administradas de forma justa e sem hesitação, antes que uma situação se torne emotiva. Não se trata de você! Eles devem melhorar para agradar a si mesmos! Seu objetivo deve ser agir e não ficar bravo! O que pode atrapalhar é o aviso. Não ameace, ou deixe de aviso, simplesmente aja!



PARTE 7 - CONSTRUIR VALORES E AUTOCONFIANÇA.


TÉCNICA 43 - DISCURSO POSITIVO
Ideia-chave: Faça correções de maneira positiva e consistente. Descreva o mundo que você deseja que seus alunos vejam, mesmo que você ainda esteja tentando chegar lá. Os alunos são muito mais motivados pelo positivo do que pelo negativo. Também não atribua à má-fé o que pode ter sido resultado de distração, de falta de prática ou de um genuíno mal-entendido.

TÉCNICA 44 - ELOGIO PRECISO
Ideia-chave: O discurso positivo é uma ferramenta poderosa, mas como tal pode ser utilizada de maneira errada. A longo prazo, um professor que elogia continuamente aquilo que corresponde à expectativa arrisca-se a banalizar tanto o elogio como tudo que ele realmente considera ótimo. Diferencie reconhecimento e elogio. Elogie bem alto e corrija baixinho. Lembre-se de que o elogio tem que ser genuíno e precisa incentivá-los ao crescimento e não à mesmice.

TÉCNICA 45 - CORDIAL/RIGOROSO
Ideia-chave: Você deve ser carinhoso, engraçado, entusiasmado, preocupado, estimulante e também rigoroso, fiel as regras, em alguns casos inflexível. O paradoxo deve ser seguido ao mesmo tempo. Somente assim você passará a imagem ao alunos de que realmente se preocupa e tem grandes expectativas com relação a eles.

TÉCNICA 46 - FATOR A
Ideia-chave: Os melhores professores realizam seu trabalho com doses generosas de energia, paixão, entusiasmo, diversão e bom humor – não necessariamente como antídoto para o trabalho pesado, mas porque essas são algumas das maneiras mais básicas de trabalhar bem. Embora não seja nenhum segredo, os profissionais mais competentes são aqueles que gostam do que fazem!

TÉCNICA 47 - EQUILIBRIO EMOCIONAL
Ideia-chave: Controle as emoções! A escola é um espaço de aprendizado para os alunos; eles devem ser capazes de aprender como se comportar, sem que você tenha que estourar. Esteja pronto para tudo, então aja como se tivesse um plano para lidar com cada situação. Porque no fim, os sentimentos do professor são irrelevantes ao aprendizado. Um professor equilibrado emocionalmente ganha a confiança dos alunos porque mostra que está sempre no controle.

TÉCNICA 48 - EXPLIQUE TUDO
Ideia-chave: Em uma sala em que todos aprendem, os alunos entendem a dinâmica da responsabilidade individual e de grupo; entendem que o sucesso do grupo depende da participação de todos. Entendem porque seus professores deixam suas expectativas claras, racionais e lógicas. Lembram seus alunos dos “porquês” fazem o que fazem e onde querem chegar. Desta forma os alunos passam a acreditar que esse sistema visa seus próprios interesses e assim participando de uma melhor forma.

TÉCNICA 49 - ERRAR FAZ PARTE
Ideia-chave: Errar e depois acertar é um dos processos fundamentais no aprendizado. Reaja a ambas as partes desta sequencia, o certo e o errado, com naturalidade. Evite gastar muito tempo falando do erro e comece a trabalhar para corrigi-lo o quanto antes. Ao elogiar respostas corretas reconheça o esforço e não a “inteligência” (técnica 44) e siga em frente!







Fonte: Livro Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência