Expectativas de aprendizagem em Matemática do 1º ao 9º ano


As Orientações Curriculares de Matemática da prefeitura de São Paulo prevêem que, no fim do 5º ano, os alunos saibam:

- Compreender e usar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais.
 
- Utilizar estratégias pessoais para resolver problemas.
 
- Ler mapas e plantas baixas simples e localizar-se nos espaços.
 
- Identificar e representar semelhanças e diferenças entre formas geométricas.
 
- Comparar, identificar e estimar grandezas (comprimento, massa, temperatura e capacidade) e iniciar o uso de instrumentos de medidas.
 
- Saber ver as horas.
 
- Utilizar o sistema métrico (convencional ou não) com precisão.
 
- Realizar cálculos aproximados.
 
- Reconhecer, usar, comparar e ordenar números racionais.
 
- Utilizar o sistema monetário brasileiro.
 
- Resolver problemas nas quatro operações, usando estratégias pessoais, convencionais e cálculo mental.
 
- Usar porcentagens.
 
- Explorar a ideia de probabilidade.
 
- Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros e identificar relações entre faces, vértices e arestas.
 
- Utilizar unidades comuns de medida em situações-problema.
 
- Usar unidades de medidas de área.
 
- Interpretar e construir tabelas simples, de dupla entrada, gráficos de colunas, barras, linhas e de setor.

 

O mesmo documento prevê que, no fim do 9º ano, os estudantes saibam:

- Analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações com números reais.
 
- Identificar e resolver problemas com grandezas direta ou indiretamente proporcionais.
 
- Calcular juros simples e utilizar porcentagem para acréscimos e descontos.
 
- Reconhecer números irracionais e construir procedimentos de cálculo com eles.
 
- Identificar usos para as letras em situações que envolvem generalização de propriedades, incógnitas, fórmulas e relações numéricas e padrões.
 
- Construir procedimentos de cálculo para operar com frações algébricas.
 
- Usar os sistemas de equações.
 
- Representar a variação de duas grandezas em um sistema de eixos cartesianos.
 
- Fazer verificações experimentais e utilizar os teoremas de Pitágoras e Tales.
 
- Construir procedimentos de cálculo de área e perímetro de superfícies planas, área total de cubos, paralelepípedos e pirâmides, volume de cubos e paralelepípedos.
 
- Usar noções de cálculo de média aritmética e moda.
 
- Usar noções de espaço amostral e de probabilidade de um evento.
 
- Produzir textos escritos com base na interpretação de dados estatísticos.




Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/assim-turma-aprende-mesmo-panoramas-perspectivas-427209.shtml?page=6