Educação de Jovens e Adultos


Educação de Jovens e Adultos

Manter o aluno em sala de aula é uma batalha constante, um desafio diário. A cada dia renasce em mim a esperança de uma trajetória compensatória na Educação de Jovens e Adultos.

O trabalho efetivo com esses alunos traz experiências de que somos impotentes ao contexto social, mas a luta por uma sociedade justa e igualitária, faz-nos repensar numa educação que atinja essa classe que por motivos diversos se afastam da escola ou não tiveram oportunidade de frequentá-la em tempo adequado à idade.

O tempo na Educação de Jovens e Adultos é considerado como meta prioritária; os alunos vem para a escola realmente em busca do que ficou para trás e também trazem conceitos pré-estabelecidos, experiências de vida (individuais e coletivas), que direcionam o aprendizado do grupo, pois tudo que eles já sabem é de fundamental importância para nortear o conhecimento a partir desses pressupostos.

Portanto, valorizar o aluno na sua integralidade, mostrar que ele é capaz de crescer como ser humano, de adquirir mais conhecimentos para exercer sua cidadania é um desafio diário e é gratificante no momento em que ele descobre sua importância no meio em que vive.




Nelcy Oliveira dos Santos
Colunista do Portal Rede do Saber