Educação Financeira na grade curricular


A medida visa conscientizar as crianças e adolescentes a aprenderem a lidar com a tendência consumista que se instala em meio à sociedade atual.

“O consumo inconsciente da sociedade tem levado as pessoas a um desequilíbrio socioeconômico gerador de instabilidades familiares, sendo às vezes detectado como uma situação física patológica. Todavia, entre outras causas, está cientificamente comprovada a falta de educação financeira, que provoca no indivíduo um distúrbio emocional com tendência a se adaptar a essa falsa regra de ‘boa’ convivência, praticando o tão prejudicial consumo inconsciente”, detalha o texto da Indicação.

BASE CIENTÍFICA - A ideia da Indicação é pautada na análise de um estudo da Universidade de Campinas, realizado pela pesquisadora Maria Aparecida Belintane, mostra que os jovens não sabem lidar bem com dinheiro. A pesquisa ouviu crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos de idade, em três regiões, com rendas familiares diferentes.

Ao todo, 92% dos entrevistados disseram que recebem mesada dos pais e todos afirmaram gastar tudo com ‘si mesmo’, o que para a educadora indica a tendência consumista dos adultos no futuro.

A pesquisa identificou, ainda, que o comportamento se repete independentemente da renda familiar. Para os mais ricos, falta planejamento pelo excesso de dinheiro. Já quem ganha menos, cede aos filhos quando pode. Só que nos dois casos, a educação financeira é prejudicada.

“De acordo com o Ministério da Educação, o controle das finanças passará a ser assunto discutido em sala de aula por alunos do Ensino Médio das escolas públicas. O tema será inserido nas demais disciplinas da grade curricular e, segundo o Ministério da Educação, levará pelo menos dez anos para ser consolidado nas escola".

O projeto é uma iniciativa da ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), criada pelo CONEF (Comitê Nacional de Educação Financeira). Instituições como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), juntamente com o MEC, fazem parte do comitê.



Fonte: http://tvcriativa.com.br/noticias/politica-eleicoes-politicos-governos/671-educacao-financeira-na-grade-curricular.html