Fim de Ano!!! Poupar x Investir x Consumir?


As festas de Fim de Ano estão ai, não é verdade? Confraternizações, festas e convites inesperados preenchendo quase toda agenda do mês, presentes para os familiares, doações e um sentimento de desejo e dúvida que nos consome - Poupar x Investir x Consumir?

O momento é propício para os três desejos, afinal, muitos de nós receberemos 13°salário, 14° salário, participação nos resultados, reajustes salariais.

Mas, o que mais se destaca é o desejo do consumo. Também pudera, mídia, apelos áudios-visuais, marketing, vendedores cada vez mais atentos e treinados para despertar e desencadear o desejo e o impulso pelo consumo desenfreado, muitas vezes desnecessário.

Já que o momento é propicio aos três desejos, eles poderiam ser aplicados de forma conjunta? Claro que sim, principalmente, se esses desejos tivessem passado pela vertente do Planejamento.

Perguntas do tipo: o que você faz com o dinheiro que ganha? Quais são seus planos para os próximos meses ou anos? Quais são as suas metas a curto e longo prazo? Perguntas como essas nos fazem refletir sobre algo que é a essência econômica da nossa vida.

As respostas à essas perguntas passam a ser a força motriz para a elaboração de um Planejamento Financeiro Pessoal /Familiar para os próximos meses ou anos, visando conduzir-nos ao equilíbrio financeiro.

Dados da FECOMÉRCIO MINAS / Outubro - 2011 revela que o consumidor prioriza o pagamento de dívidas, mas sem poupar, o que demonstra que a sociedade não consegue planejar o orçamento.

Isso é preocupante, pois o consumidor está priorizando o consumo e não a poupança o que torna quase inexistente a possibilidade de investir em ensino, requalificação profissional, lazer e empreendimentos.

A minha sugestão é: dê o primeiro passo, faça o Planejamento Financeiro Pessoal / Familiar para o próximo ano e seja feliz podendo Consumir x Poupar x Investir.

A empresa XP Consultoria & Treinamento oferece Consultoria Financeira Pessoal, e também oferece dicas diárias de Planejamento Financeiro Pessoal.


Fonte: http://www.exatasolucoesconsultoria.com/2011/11/fim-de-ano-poupar-x-investir-x-consumir.html?