EDUCAÇÃO PARA A VIDA




Quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, materiais didáticos. A educação é o sistema de uma família, é um costume que se carrega de pai para filho, é um modo de vida.

Mesmo uma pessoa que nunca freqüentou uma escola muitas vezes tem muito mais a ensinar do que uma que freqüentou várias universidades e que possui vários diplomas.

Para Brandão (1981), entende-se por educação um processo de humanização que se dá ao longo de toda a vida.

A escola não é o único lugar onde a educação acontece e talvez não seja o melhor e ninguém escapa da educação, mesmo sem freqüentar uma instituição de ensino, e antes de ir a escola todas as pessoas de uma maneira ou outra aprendem muitas coisas com a família, com o grupo a que vivem, são educados conforme as suas tradições e costumes de seu povo.

Em vários momentos da história, tipos diversos de sociedades criaram diferentes caminhos para percorrer a estranha aventura de lidar com o saber e os poderes que ele carrega consigo.

Nos dias atuais, há uma retórica cada vez mais abundante no papel da educação na sociedade. Ela deixa de ser um processo natural na evolução humana para virar estudo e discussão. Tanto na educação familiar como na escolar, a preocupação excessiva de práticas, psicologias, métodos, recursos, tecnologias e outros, vem tirando de foco a reflexão do que é fundamental no processo educacional.

É claro que não podemos ignorar o momento que estamos vivendo "a Era do Conhecimento", sobre tudo porque o processo de globalização das telecomunicações nos traz conseqüentemente conhecimentos e informações rápidas de forma acessível, processo este que é a riqueza do novo tempo.

Tudo isso precisa ser dosado a partir do momento que estamos comprometidos com o essencial da educação, o ato de educar. Ser pai, professor, mestre é ter consciência e sensibilidade. Pais e educadores, não só transformam a informação em conhecimento e consciência crítica, mas também pessoas em cidadãos.

Não basta educar para a tolerância e para a liberdade, sem o forte vinculo estabelecido entre igualdade e solidariedade. Esta implicará no despertar dos sentimentos de indignação e revolta contra a injustiça e, como proposta pedagógica, deverá impulsionar a criatividade das iniciativas tendentes a suprimi-la, bem como levar ao aprendizado da tomada de decisões em função de prioridades sociais.

Todos os dias misturamos a vida com a educação ou com a falta dela. Quando nos deparamos com um indivíduo "sem educação" não estamos dizendo que ele não freqüenta a escola e sim que a família não soube ensinar os princípios morais e éticos para conviver em uma sociedade, isto se chama educação.

Muitos de nossos alunos estão "sem leis e sem regras" (sem limites), a família está transferindo a educação que deveria ser dada pelos pais, para a escola e para a sociedade.

Muitas famílias estão despreocupadas em dar a educação, os pais tem certa tendência de querer colocar nas mãos da escola o processo de educação dos seus filhos: "eu trabalho o dia inteiro, tenho muitos afazeres, tenho mais o que fazer na vida, não tenho tempo, não tenho informação, não tenho instrução nesta área, então a escola deve educar o meu filho".

Isto tem dificultado a aprendizagem de muitos alunos, os professores perdem muito tempo em acalmar e acomodar os discentes gerando muitas vezes um conflito entre alunos, pais e professores.

Não há melhor forma de educação, melhor processo de se transmitir o que quer que seja do que o exemplo, e os filhos seguem o exemplo de seus pais, seja bom ou seja ruim.

As leis de ensino do país garantem que: "a educação é um direito de todos e será dada no lar e na escola. A família cabe escolher o gênero de educação que deve dar a seus filhos." Segundo a Enciclopédia Brasileira de Moral e Civismo (1986) "a educação é a atividade criadora que visa a levar o ser humano a realizar as suas potencialidades físicas, morais, espirituais e intelectuais.

É um processo contínuo, que começa nas origens do ser humano e se estende até a morte."


Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/educacao-para-a-vida/59764/