Educação é a Solução para o Desenvolvimento de Todos


O Brasil tem quase 200 milhões de habitantes, com um índice de analfabetismo de mais de 50% da população. Outra fatia, correspondente a 30%, possui somente o primeiro grau. Mais de 15% possui segundo grau completo ou incompleto. Por fim, calcula-se que os 5% restantes são universitários ou possuem terceiro grau incompleto e menos de 1% possui curso superior completo. Isto é uma vergonha! 

Vivemos em um país em que a educação sempre foi negada à grande maioria da população. Esta deficiência é a grande razão para o pequeno desenvolvimento econômico e político do país, além da manipulação das grandes massas, retardando a ampliação da democracia e do salto da qualidade que poderia nos elevar para o primeiro mundo. 

A educação é a única solução para o desenvolvimento do país pela base da pirâmide, para uma melhor distribuição de renda e para o movimento contínuo e virtuoso de ampliação da economia, da politica e da moralidade social. 

A educação historicamente foi negada à grande maioria da população. Foi a forma de exercer o controle, a exploração e a tirania dos povos. O segredo do sucesso está no conhecimento. Sem educação levaremos séculos para conseguir um desenvolvimento sustentável para o nosso país. 

"Dê-me comida e educação e mudarei o mundo”. Esta é uma frase que digo desde criança, quando este país era conduzido por ferrenha ditadura e atraso, época em que os livros eram proibidos e que não existia televisão colorida, telefone celular, internet e outros meios de comunicação modernos. Inclusive, na época, falar, dependendo da frase, era punição com a morte.

Só existiam duas minúsculas faculdades elitistas e controladas em cada Estado, para poucos privilegiados. Todos viviam na mais completa ignorância e a mercê do controle do Estado Ditador. 

Graças ao avanço dos meios de comunicação a informação começou a ser difundida de forma menos controlada. O conhecimento passou a ser acessível. Entretanto, informação sem educação transforma-se em cultura inútil. Precisamos de um aumento gigantesco de instituições de ensino, rápido!

É necessário utilizar todos os meios possíveis para levar a educação a todos os recantos deste país, dando a oportunidade que cada brasileiro merece, visando o acesso à educação para usufruir do direito inalienável de uma vida melhor e sonhos para sonhar. 

Felizmente este aumento de escolas e universidades já começou e deve continuar a crescer em larga escala. O MEC tem o dever de propiciar e ajudar a criação da maior quantidade de unidades de ensinos possível em todo o país.

Com o aumento da quantidade virá a competitividade. Isto significará, ainda, redução das mensalidades ainda inacessíveis a maioria da população brasileira e qualificação em virtude da própria oferta de mercado. Além disso, será criado um controle de qualidade e o desempenho será o norte. 

Precisamos multiplicar em milhões a capacidade de gerar educação para todo este país continental, mesmo que inicialmente a qualidade não seja a ideal. Criada a infra-estrutura de ensino, o aprimoramento será o segundo passo no livre mercado. Todos têm o direito de “aprender a aprender”. Qualquer fundamentação contra este propósito é injustificada, desumana e inaceitável. 

É equivocado demonstrar que existem 223.000 vagas em direito e achar isto um absurdo. Ora, este número equivale a 0,1% da população brasileira. É insignificante! O curso de direito dá acesso a uma grande quantidade de profissões. Logo, seria razoável que houvesse 1% de vagas, ou seja, 1.000.000 e excelente 5.000.000 milhões, que corresponde a 5% da população. O mesmo número deveria estar disponível em medicina, odontologia, administração de empresas, engenharia, etc. 

Precisamos elevar o nível de educação do país se quisermos ter um Brasil melhor e mais justo. A educação multiplica a produção e a criação de novos empreendimentos, gerando progresso em larga escala e melhoria econômica e social para todos. Em contrapartida, reduz a violência, a fome e a ociosidade de grande parte da população.

Pessoas educadas são melhores, mais felizes e produtivas, criando uma força tarefa de crescimento do país e uma competição internacional cada vez maior, criando um ciclo virtuoso de crescimento que beneficia a todos, inclusive os míopes que querem fazer reserva de mercado por estarem em posição privilegiada em “terra de cego”, recebendo esmolas. 

Educação é a solução de todos os problemas, pois ensina a resolvê-los. Só o conhecimento traz o crescimento. Porém ninguém cresce sozinho. Se todos crescerem você crescerá mais ainda! Somente a educação poderá nos propiciar o salto para o primeiro mundo!



Fonte: http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/5722/Educacao_e_a_Solucao_para_o_Desenvolvimento_de_Todos