Dicas para aproveitar as férias escolares durante o verão


Muitos pais ficam apreensivos quando as férias se aproximam. O que fazer com as crianças em casa? A apreensão é legítima, principalmente se os pais trabalham e não tiram férias no mesmo período. Apresentaremos algumas dicas para que as crianças aproveitem bem este período de descanso e lazer.

As Colônias de Férias podem ser uma boa opção. As crianças ficam em contato com outras crianças, de idades diferentes, e as atividades são variadas. Os clubes, museus, parques e escolas têm oferecido diferentes opções como oficinas de teatro, artes plásticas, culinária, jardinagem, vários tipos de esportes, caminhadas ecológicas etc.

Apesar das colônias de férias serem interessantes, vale reservar um tempo para ficar em casa, sem fazer “nada” mesmo. Ver televisão, reencontrar brinquedos esquecidos, um cantinho misterioso, um armário nunca antes explorado, fazer uma receita, ler um livro ou gibi.

As possibilidades são inúmeras.

As férias escolares são também uma excelente oportunidade para atividades em família. Mesmo quando os pais não têm a possibilidade de tirar férias no mesmo período, é importante tentar negociar um horário, como sair mais cedo ou chegar mais tarde.

Um piquenique em um parque da cidade ou visitar algum ponto turístico local. Uma outra sugestão é levar as crianças/adolescentes a atividades culturais com museus, exposições, cinema, teatro, shows de música etc. Muitas vezes durante o período de aulas, na correria do dia a dia, acaba não sobrando tempo para isto.

Quanto mais ricas e diversificadas forem as experiências da criança e do adolescente, mais “conexões” eles poderão fazer. Oferecer esta variedade de experiências, afetivas e intelectuais, é uma forma de oferecer mais ferramentas para lidar com a vida, presente e futura.

Alimentação Saudável: Com muito tempo livre e longe do colégio, a garotada só quer aproveitar o verão. Preservar a qualidade no hábito alimentar das crianças, requer esforços multiplicados.

Horários: Procure manter a rotina. Horário para acordar, para fazer as refeições, para se divertir e para dormir.

Mexa-se: Se possível, faça com que a criança mantenha uma atividade física, a fim de evitar o computador e o videogame.

Líquidos: No verão, quanto mais líquidos melhor, mesmo no horário do lanche. Abuse de vitaminas com leite e frutas ou de sucos super nutritivos.

Nada de exageros: A refeição ideal não deve misturar muitos sabores e nem conter muito tempero. Mas é importante deixar o prato colorido para chamar a atenção dessa galerinha.

Matemática sem dor: Não encha o prato da criança, pois seu estômago é pequeno. O ideal é aumentar gradativamente. Fracione as refeições em seis ao longo do dia e procure variar, para que eles não enjoem.

Nunca diga nunca: O correto é impor limites e dizer porque naquele momento ela não poderá comer certo alimento. Doces, guloseimas, refrigerantes e pizza podem até ser liberados aos finais de semana.



Fonte: http://www.lasalle.edu.br/santoantonio/noticia.php?id=1363